Esse tal de Bullet Journal

Se você é um pouquinho louco por papelaria e organização como eu, provavelmente já testou diversas agendas e planners na eterna busca de encontrar o sistema perfeito que vai te ajudar a manter sua vida em ordem. Eu experimentei de tudo um pouco, admito, mas foi só depois de eu descobrir o Bullet Journal que consegui alcançar a tão sonhada paz de espírito da organização. Planejar a minha vida me dá uma sensação de controle que ajuda bastante a lidar com a ansiedade, e esse sistema me permite acrescentar também pequenos lembretes de hábitos que quero manter e para garantir que eu também tenha tempo de me divertir e fazer as coisas que amo.

Foto por Estée Janssens

Afinal, o que é um Bullet Journal?

Bullet Journal é um sistema de organização criado pelo designer Ryder Caroll que tem como princípio unir os seus milhares de cadernos, agendas, anotações e post-its espalhados pela casa, em um só lugar e nunca mais perder as coisas importantes.

A ideia é realmente simplificar tudo em um sistema só, escrever de forma rápida e sem preocupações, e organizar esse mundo de informações com um índice e um sistema de símbolos que adicionam significado a cada pequena entrada no seu caderno.


Como começar?

Tudo começa com um caderno e uma caneta. O índice é a base de toda a organização, o jeito mais fácil de você encontrar qualquer coisa que queira escrever. Depois, uma pequena visão do futuro (future log) pra anotar os compromissos e planos que forem chegando. Então, é só começar o seu mês (monthly log), listando os dias e preenchendo com seus planos, compromissos e metas. Daí partimos para o dia-a-dia: uma lista das atividades que precisa cumprir, ideias que surgem no momento e anotações para pesquisar depois. Além disso, quando um projeto for grande demais ou quando quiser juntar informações do mesmo tipo, vire a página e comece uma lista, são as chamadas coleções.

Os símbolos (signifiers) são para você identificar as informações em seu caderno facilmente. Eu, por exemplo, uso um quadrado para tarefas, um círculo para eventos e uma setinha para anotações.

O Ryder fez um vídeo muito explicativo do sistema e, mesmo quem não entende muito inglês, acho que vale assistir:




0 Comentários

Postar um comentário

@lailazin_