8 formas de combater o bloqueio criativo

Sendo uma criança "artista" e gostando de "inventar" coisas diferentes, escrevendo, desenhando, fotografando e passando 5 anos na universidade em dois cursos do campo da criatividade, posso dizer que tenho muito experiência com essa criatura do mal chamada bloqueio criativo.

Depois de muitas horas perdidas encarando o bloco de notas aberto ou uma folha branca, percebi que essa é uma visita que nem sempre pode ser evitada, mas que existem algumas formas de fazer com que o bloqueio vá embora mais rápido. Muitas horas de pesquisa e mais horas ainda de choro depois, venho compartilhar com vocês minhas 8 formas de combater o bloqueio criativo.

Foto por Tim Mossholder

1. Aceite e se acalme

Pode ser que você nunca teve problemas em criar seja o que for a qualquer hora, e daí, um dia o bloqueio chega e você se desespera. Ou talvez ele já até seja uma parte do seu processo, mas você continua se desesperando.
O fato é que, realmente essa sensação de não conseguir fazer nada e se sentir travado é muito comum, com todas as pessoas de todas as áreas, e você não deve se sentir "pior" ou "errado" por isso. O primeiro passo para trabalhar qualquer problema é aceitá-lo. Aceite que você está recebendo a visita do bloqueio criativo, acalme-se, e saiba que você nunca está sozinho nessa.

2. Se distraia

Essa dica pode parecer coisa de procrastinadora, porque eu sou mesmo, mas ela funciona, prometo. Se você já aceitou que está com dificuldades de criar nesse momento, de nada adianta continuar pensando no problema e ficar frustrado com isso. É hora de se distrair.
Faça qualquer coisa que te deixe feliz e que vai tirar sua mente do que precisa fazer por alguns minutos ou até horas. Depois de assistir um filme, alguns episódios do seu seriado favorito, comer um doce ou andar pela cidade sem destino, existem grandes chances de você estar mais animado para tentar ou até de ter encontrado uma nova inspiração ou ideia enquanto estava pensando em outras coisas.

3. Saia de casa e mexa-se

Dica dois em um agora, vá andar um pouco, ou correr, nadar, pedalar... qualquer coisa que funcione para você. Só pare de olhar para as mesmas coisas e procure coisas novas. A mistura das coisas boas que o corpo produz enquanto está em movimento e ver o movimento das pessoas e coisas em um lugar diferente é garantia de novas ideias. E não precisa ser nada complexo: vários textos meus foram escritos enquanto eu deixei de pegar o ônibus e caminhei até em casa. Deixe ser influenciado pelas pessoas, as cores, as luzes, as construções... deixe que a cidade inspire você.

4. Anote sem parar

Faça uma lista organizada ou rabiscos malucos no papel. Use o celular, computador, papel, agenda, guardanapo... O que achar melhor. Mas deixe que qualquer coisa que esteja na sua cabeça vá para outro lugar. Aqui vale liberar as preocupações alheias ao que você está tentando fazer também. Deixe que as palavras saiam, e assim que começar a pensar no seu projeto, deixe que as palavras saiam também, mesmo que as ideias pareçam absurdas ou óbvias no começo. Se nenhuma ideia incrível surgiu, primeiro se dê um descanso e depois volte para sua lista, tenho certeza que algum caminho vai surgir para começar a trabalhar.

Foto por RhondaK Native Florida Folk Artist

5. Se organize

Eu sua uma pessoa que faz bagunça naturalmente, mas não consigo trabalhar se estiver em um ambiente bagunçado. O melhor é deixar as coisas que precisa sempre por perto e se livrar de tudo que é desnecessário. Uma mesa mais limpa significa uma mente mais limpa também.

6. Leia

Se está tentando criar algo para um tema específico, pesquise mais sobre o assunto. Se está na armadilha de um tema livre, leia algo que te deixe feliz, ou que saia da sua zona de conforto. Estar em contato com o produto da criatividade de outra pessoa pode provocar ideias inesperadas.

7. Trabalhe em equipe

Chame os amigos, pergunte, converse, peça ajuda e opiniões. Colaborar na criação de alguma coisa é sempre diversão e oportunidade para aprender muito. Fora que, o olhar de alguém "de fora", é garantia de ideias diferentes e possível fonte de soluções para os problemas.

8. Se divirta!

Essa é a dica mais valiosa de todas: pare de sofrer e vá se divertir. Seja lá o que tiver que fazer, divirta-se fazendo. Tente de formas diferentes, tente de novo, brinque com as possibilidades. Por mais clichê que isso possa parecer, não se esqueça que os melhores resultados são aqueles que surgem do amor e da vontade de fazer dar certo.

E então, gostou das minhas dicas? Me conta, o que você faz quando o bloqueio criativo entra na sua vida?


0 Comentários

Postar um comentário

@lailazin_